terça-feira, 11 de agosto de 2009

NOTÍCIAS DA PREFEITURA DE GRAVATÁ

VIII Congresso Estadual do Ministério Público
Gravatá sedia o evento que acontece de 12 a 14 de agosto

Acontece nesta terça, às 20h, a abertura do VIII Congresso Estadual do Ministério Público, que se realizará nos dias 12, 13 e 14 de agosto próximo, no Hotel Portal de Gravatá.O tema do Congresso será os “Cenários do Ministério Público nos 20 anos da Constituição Federal de 1988: o futuro” e vai reunir promotores e procuradores de Justiça de todo o Estado e representantes do Executivo e Legislativo que irão debater e produzir teses associadas a temática do congresso. O prefeito Ozano Brito e secretários municipais participarão da solenidade de abertura do evento, promovido pela Associação do Ministério Público de Pernambuco – AMPPE e conta com o apoio da Prefeitura de Gravatá.
Os temas e subtemas que irão nortear a produção intelectual e os debates do evento são: CRIMINAL: O Promotor de Justiça na Construção da Paz Social; CIVEL: O Promotor de Justiça na Gestão de Conflitos; INTERESSES DIFUSOS E COLETIVOS: O Promotor de Justiça na Indução de Políticas Públicas e INSTITUCIONAL E ADMINISTRATIVO: O Promotor de Justiça na Interação para o Aperfeiçoamento Institucional.

Confira a programação
1º Dia – 12/08 Quarta feira
15h Torneio de Futebol =20h Apresentação de Grupo Folclórico / recital com o Poeta Antônio Marinho
2º Dia – 13/08 Quinta feira
8h Credenciamento e entrega de material = 9h Painel: Relação do Ministério Público com os Poderes EstataisDebatedores:Ministério Público: André Felipe Barbosa de Menezes – Promotor de Justiça de PernambucoExecutivo: Rogério Favreto – Secretário Nacional de Reforma do JudiciárioJudiciário: Roberto Wanderley Nogueira – Juiz Federal = 12h Almoço = 4h Painel: Defesa da Democracia – Atribuição do Ministério PúblicoExpositores:Dalva Cabral – Promotora de Justiça de Jaboatão dos GuararapesTereza Leitão – Deputada Estadual de Pernambuco Priscila Krause – Vereadora da cidade do Recife, Paulo Rubem Santiago – Deputado Federal = 16h30 Coffee Break = 17h30 – Palestra: Perspectiva e Desafios do Promotor de Justiça
3º Dia – 14/08 Sexta feira
9h – Apresentação de Teses CRIMINAL – O Promotor de Justiça da Construção da Paz Social CÍVEL – O Promotor de Justiça na Construção de Conflitos INTERESSES DIFUSOS E COLETIVOS – O Promotor de Justiça na Indução de Políticas Públicas INSTITUCIONAL E ADMINISTRATIVO – O Promotor de Justiça na Interação para o Aperfeiçoamento Institucional = 12h Almoço = 14h30 – Palestra de Encerramento Ana maria Campos Torres – Procuradora de Justiça de Pernambuco = 16h – Apresentação do Fórum Estadual de Combate à Corrupção – FOCCO = 17h – Plenária – Carta de Gravatá = 22h – Festa de Encerramento

Bacia do Ipojuca: Prefeito e secretário participam de capacitação
O prefeito Ozano Brito e o secretário de Meio Ambiente Aarão Lins estarão durante todo o dia de amanhã (12) em Caruaru participando de capacitação sobre gestão de recursos hídricos voltado para a Bacia do Ipojuca promovido pelo Instituto de Ciências Sociais Aplicadas – IPSA no Caruaru Park Hotel. A capacitação tem por objetivo oferecer aos representantes do Poder Público e da sociedade civil, dos 24 municípios que fazem parte da Bacia, informações importantes para que os mesmos possam construir projetos com o objetivo de recuperar o rio, de forma integrada ou isoladamente.
A capacitação sobre a Bacia será realizada em três módulos. O primeiro, que acontece amanhã, irá abordar o tema “Modelo Político e Sistema Integrado de Recursos Hidricos”. O módulo II, em setembro, será sobre “Plano de Recursos Hídricos e Plano de Bacias Hidrográficas” e o terceiro, em outubro, sobre “Outorga e Cobrança Pelo Uso da Água”. Para Aarão Lins - secretário de Meio Ambiente de Gravatá essa capacitação além de agregar a todos que fazem parte da Bacia traz a oportunidade de ter um conhecimento mais apurado sobre o assunto. “A recuperação da bacia é um projeto a ser feito de forma integrada e conhecer o manejo de bacias é fundamental para se empreender projetos”, disse Aarão.
O Instituto IPSA, responsável pela capacitação, é uma sociedade civil sem fins lucrativos fundada por professores do Centro de Ciências Sociais Aplicadas – CCSA da Universidade Federal de Pernambuco. A sua convocação foi feita através da Secretaria de Recursos Hídricos Do Governo de Pernambuco e o Comitê da Bacia do Ipojuca – COBI.
O prefeito Ozano Brito está empenhado na proposta de recuperação do rio. Já promoveu em Gravatá um encontro entre representantes dos 24 municípios e um especialista do Ministério do Meio Ambiente em Bacias hidrográficas e tem participado de todas as reuniões do Comitê da Bacia em outros municípios. "Temos que investir pensando no benefíciodas futuras gerações. Pensar e trabalhar em prol do meio ambiente é uma prioridade".
Notícias da Assessoria Especial de Imprensa – Prefeitura de Gravatá

Nenhum comentário:

Postar um comentário