quinta-feira, 7 de outubro de 2010

PREFEITURA DE GRAVATÁ - NOTÍCIAS

Ação Social - Gravatá comemora Dia Internacional do Idoso nesta sexta-feira 08/10A Prefeitura de Gravatá / Secretaria de Ação e Desenvolvimento Social promove na próxima sexta-feira (08/10) a partir das 15 horas um grande movimento alusivo ao Dia Internacional da Pessoa Idosa comemorado no último dia 01 de outubro. O evento contará com a participação de todos os idosos que estão incluídos nos programas sociais da prefeitura e convidados, estima-se que mais de 300 idosos estejam presentes no evento. A concentração será em frente a Prefeitura de onde os idosos seguem em caminhada para a Praça da Matriz, onde haverá homenagens, exercícios físicos, entre outras atividades.

Gravatá é uma cidade que se destaca pelo respeito e interesse para com os idosos. Diversos programas como CCI – Centro de Convivência de Idosos, Viva Mais Vivendo Melhor entre outros, são específicos para o trabalho com o pessoal da melhor idade.Viva mais vivendo melhor – Programa visa qualidade de vida para os idosos

Desde o início do mês de junho a Secretaria de Ação e Desenvolvimento Social de Gravatá deu início ao programa de convivência de idosos Viva Mais Vivendo Melhor na Terceira Idade, cujo objetivo é desenvolver uma série de atividades com os vovôs e vovós da cidade. Mais de cem idosos são beneficiados com o programa. Atividades físicas, palestras, artesanatos, dinâmicas, passeios entre outras ações fazem parte do Viva Mais Vivendo Melhor. Os idosos participantes pertencem às áreas de abrangência dos CRAS I, II e III.

As aulas de educação física acontecem às terças e quintas feiras e são as mais concorridas, nela os idosos praticam vários exercícios físicos que contribuem com o desenvolvimento da coordenação motora, trabalhando os grandes músculos e respeitando as patologias dos participantes, todos esses movimentos geram uma melhor qualidade de vida aos idosos que já percebem as diferenças. Esse é o caso de dona Rosa Maria de 60 anos, que antes de praticar atividade física, não conseguia executar ações simples do cotidiano, como amarrar cadarço do sapato, ou mesmo fazer a limpeza da casa, “Eu estou me sentindo muito melhor, antes eu precisava de alguém para amarrar o cadarço do meu sapato, hoje faço isso sozinha, me abaixo tranquilamente. Outra coisa que estava muito difícil na minha vida era fazer a limpeza de casa, mas agora está bem mais fácil. Aconselho a todos que venham participar”, disse.

Marcelo Porto é o professor responsável pelas aulas, ele explica todo o trabalho que realiza no Viva Mais, “Aqui a gente lida com várias patologias, temos alunos que tem hipertensão, diabetes, artrose, artrite, então temos que fazer uma série de exercícios que respeite as limitações, mas que ao mesmo tempo trabalhe os avanços que eles podem conseguir. Muitos aqui estão praticando atividade física pela primeira vez, ou seja é um trabalho que começa do zero, mas isso não impede que bons resultados sejam alcançados”, afirmou Paulo. “Estou bastante satisfeita em estar participando do programa. É uma oportunidade de convivermos com outras pessoas, nos distrairmos, conversarmos e trabalhar as várias atividades que eles nos ensinam, é muito gostoso fazer parte desse trabalho. Eu me sinto outra pessoa”, disse a aposentada Neide Fonseca de 65 anos.

As aulas de educação física acontecem todas as terças e quintas feiras nos horários da manhã e tarde e os interessados em participar podem procurar os CRAS I, II e III ou a Secretaria de Ação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário