sábado, 5 de setembro de 2009

NOTÍCIAS DA PREFEITURA DE GRAVATÁ

Habitat para Humanidade – Protocolo de intenções foi assinado, Prefeitura e ONG firmam parceria
Dentro do protocolo de intenções, ficará a cargo a Prefeitura a doação do terreno, o acompanhamento total e apoio do desenvolvimento do projeto através da Secretaria de Meio Ambiente. A assinatura é o primeiro passo de uma série de ítens burocráticos a serem resolvidos.

Foi assinado na manhã desta sexta feira (04/09) na secretaria do meio ambiente de Gravatá, o protocolo de intenções para viabilização de construção de casas populares para cerca de 60 famílias de agentes ambientais (catadores) do município que participam do programa Reciclar é Viver desenvolvido e apoiado pela prefeitura. O prefeito Ozano Brito, o secretário de Meio Ambiente Aarão Lins e o diretor executivo da ONG Habitat para a Humanidade Demóstenes Moraes, participaram da solenidade para firmar a parceria. O evento é o ponta pé inicial para uma série de itens burocráticos a serem resolvidos. Como o próprio nome diz, o protocolo de intenções é a forma de mostrar o interesse e disponibilidade de ambas as partes, Prefeitura e ONG na realização do projeto.
Dentro do protocolo de intenções, ficará a cargo a Prefeitura a doação do terreno, o acompanhamento total e apoio do desenvolvimento do projeto através da Secretaria de Meio Ambiente. A Habitat, que já desenvolveu projetos semelhantes em todo país, vai trabalhar junto com a administração municipal na mobilização da comunidade, na elaboração técnica do projeto, na viabilização de recursos através do Fundo Rotativo para a Humanidade, da própria entidade, e junto a organizações nacionais, internacionais e Governo Federal.
A mobilização comunitária será fundamental para que o projeto se concretize de fato, “Vamos começar a agir de todas as maneiras, movimentando as famílias para que elas participem de todo o processo. É muito importante comungarmos da mesma idéia, idéia essa que vai beneficiar muitas famílias. É um protocolo de intenções, mas isso não impede que corramos atrás para concretizar esse desejo em realidade”, afirmou Davi Hease, coordenador da ONG Proludus O Caminho e pároco da Igreja Luterana.
“Estamos extremamente animados com a assinatura desse protocolo que é o começo de tudo no ponto de vista institucional. Temos uma longa jornada pela frente para conseguirmos alcançar nosso ideal, a construção de casas populares para pessoas em situação vulnerável. Identificamos na Prefeitura de Gravatá uma seriedade e imensa força de vontade de promover o desenvolvimento da comunidade, coincidindo com a filosofia da Habitat. Nós não damos casas as pessoas, promovemos o desenvolvimento delas e trabalhamos junto a elas para a construção de um lar. Os moradores são os principais protagonistas”, disse o diretor executivo Demóstenes Moraes.
Na ocasião o secretário Aarão Lins relembrou quando na inauguração de sua sede da secretaria afirmou que os catadores teriam lugar especial e sempre que possível seriam beneficiados. Aarão também falou sobre a iniciativa da parceria, “Essa parceria se deu a partir do momento em que conhecemos a comunidade de Varjadas no município de Passira, onde foram construídas dezenas de casas com a participação do povo e de entidades, então de imediato pensamos em Gravatá e em nossos agentes ambientais”, falou Aarão Lins.
O prefeito Ozano Brito mais uma vez ressaltou a importância das parcerias em prol do bem estar da comunidade como um todo, reafirmando a intenção de continuar buscando grandes projetos para a cidade, “Vamos buscar sempre firmar novas parcerias que beneficiem nossa cidade, respeitando todas as burocracias e etapas que estabelecidas. A prefeitura está a disposição de todos no que for preciso. A Habitat pode ter certeza que conta com o apoio total da prefeitura de Gravatá”, disse Ozano
Notícias da Assessoria Especial de Imprensa – Prefeitura de Gravatá

Nenhum comentário:

Postar um comentário