sexta-feira, 13 de maio de 2011

NOTA OFICIAL DA SECRETARIA DE SAÚDE DE GRAVATÁ

Prefeitura / Secretaria de Saúde se pronuncia sobre falecimento de menor no hospital municipal

Com relação ao falecimento do menor M.G.V.S., de um ano e um mês, ocorrido no último dia 11 de maio, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Gravatá tem as seguintes considerações:

1 - Em primeiro lugar, lamentamos profundamente o ocorrido e temos plena consciência de que a vida é o bem mais importante do ser humano. Entendemos que a dimensão humana está acima de qualquer administração e por isso nos solidarizamos com a família, inclusive disponibilizando o apoio e acompanhamento que julgarem necessários.

2 - Mas como relatado anteriormente, temos a obrigação de investigar e saber o que causou o falecimento do menor. O laudo do Serviço de Verificação de Óbitos (SVO), do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco, datado do dia 11 de maio, demonstrou que a morte se deu por bronco-espasmo causado por uma crise de asma. A criança deu entrada às 12h30 do dia 10 de maio com quadro de tosse e falta de ar característicos de crise asmática. Após ser nebulizada e apresentar melhora foi liberada, tendo voltado às 17h30 apresentando o mesmo quadro. Mais uma vez submetida à medicação adequada, a criança apresentou melhora significativa e foi liberada, tendo os pais recebido a prescrição de medicamentos para o problema e orientação sobre como proceder em caso de piora. Às 6h do dia 11 de maio a criança chegou ao Hospital sem vida e mesmo assim a equipe médica procedeu com as manobras de ressucitação.

3 - Os médicos que o atenderam adotaram todos os procedimentos necessários e atestaram que o caso não era para internação do paciente no momento, pois o mesmo apresentou melhoras nas duas vezes em que esteve no hospital. Casos de crise asmática só são passíveis de internação quando há piora sensível do quadro, o que não aconteceu. Assim sendo, lamentamos o fato mas deixamos claro que não houve qualquer negligência por parte da equipe médica e que o atendimento se deu rigorosamente dentro dos padrões recomendados.

4 - Reiteramos nosso profundo pesar por essa fatalidade ocorrida a uma criança de apenas um ano e, mais uma vez, nos colocamos à disposição dos familiares e da opinião pública para quaisquer esclarecimentos sobre o caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário