quinta-feira, 29 de outubro de 2009

PREFEITURA AMIGA DA CRIANÇA

Projeto será lançado no próximo sábado

Administração trabalha para evitar que crianças sejam alvos de exploração infantil em pontos turísticos da cidade através de atividades recreativas coordenadas por educadores nos próprio local

As Secretarias de Ação e Desenvolvimento Social, Infância e Juventude e Conselho Tutelar de Gravatá, preocupados com grande número de crianças que vêm freqüentando as ruas do Alto do Cruzeiro, onde o fluxo de turistas é intenso nos finais de semana e feriados, vai desenvolver a partir de outubro o Projeto Prefeitura Amiga da Criança com objetivo de prevenir e evitar que os menores não sejam alvos da exploração sexual e do trabalho infantil nos pontos turísticos da cidade . Com programação permanente para todos os finais de semana e feriados das 9h às 18h, o projeto vai promover no Alto do Cruzeiro atividades educativas e recreativas para crianças e adolescentes da comunidade. O lançamento oficial será no próximo sábado, às 9h, sob a coordenação da secretária de Ação Social Dulce Leal e parceiros.
Dentro das atividades previstas pela iniciativa estão: a exibição de vídeos, brincadeiras tradicionais, rodas de leitura, jogos e oficinas que serão desenvolvidas por oito arte-educadores da própria comunidade e um coordenador geral, que estarão trabalhando com as crianças em tempo integral. Com direcionamento para a perspectiva de que as crianças são atores sociais, o Projeto “Turista Amigo da criança”, será um instrumento estratégico para desenvolver e implementar novos olhares e paradigmas, viabilizando o acesso dessa população aos serviços e políticas sociais como atividades de recreação, cultura, lazer e entretenimento.“Estamos otimistas quanto cumprimento dos objetivos principais desta ação, mas esperamos ainda mais. Queremos despertar nos visitantes a consciência de que eles podem contribuir para mudar essa realidade social”, disse Dulce Leal. Ela esclarece que grupos que trabalham nesse eixo direcionado a criança e ao adolescentes em Gravatá também irão contribuir com o projeto com a sensibilização da população e visitantes através de material educativo, e incentivando qualquer tipo de contribuição, desde a doações até a adoção de menores. A intenção é mostrar que é possível transformar levar até essas crianças um mundo de sonhos e fantasias tão necessário ao seu desenvolvimento pleno como cidadas saudáveis e sociais.

Público Alvo: Crianças de 0 a 12 anos
Dias de funcionamento: Sábados , Domingos e Feirados
Local de funcionamento: Núcleo do PETI e toda área externa do Alto do Cruzeiro
Horário das atividades: 9 às 18h


Nenhum comentário:

Postar um comentário