quinta-feira, 15 de outubro de 2009

SENADOR CELEBRA O DIA DO PROFESSOR


Os senadores no horário do expediente que antecede a sessão na plenária deliberativa, às 14h, o Dia do Professor, celebrado em 15 de outubro. O requerimento solicitando a homenagem é de autoria do senador Cristovam Buarque (PDT-DF).

No requerimento, Cristovam destaca que serão homenageados os maiores educadores do país, tais como Anísio Teixeira, Darcy Ribeiro, Gustavo Capanema, João Calmon e Paulo Freire, "que prestaram seus esforços para a melhoria da educação brasileira".
A data foi inspirada no dia em que D. Pedro I, em 1827, decretou que as vilas, cidades e lugarejos do Brasil criassem as primeiras escolas primárias. Foi somente em 1947, no entanto - 120 anos após o decreto de D. Pedro I - que ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado aos professores, quando o professor Salomão Becker propôs uma confraternização em uma pequena escola, em São Paulo.
O discurso do professor Becker durante a solenidade, que contou com a presença de professores, alunos e pais, ratificou a idéia de manter a data para um encontro anual, e ficou famoso pela frase: "Professor é profissão, educador é missão". A partir dessa celebração, a data começou a ser comemorada em São Paulo e em outras cidades, e foi oficializada como feriado escolar no país pelo Decreto Federal 52.682/63.
Esse decreto definiu a razão para o estabelecimento da data: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino deverão promover solenidades que enalteçam a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".
A estrutura educacional do Brasil se divide por faixas etárias. De zero a três anos, as crianças podem frequentar creches ou berçários; e de 3 a 5 anos é a fase da chamada educação infantil. O ensino fundamental I é destinado a crianças de 6 a 10 anos; e o ensino fundamental II é para a faixa etária que vai dos 11 aos 14 anos de idade.
O ensino médio é destinado a jovens de 15 a 17 anos, e, após esse período, vem a graduação nas universidades.

Fonte: Agência Senado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário