domingo, 27 de março de 2011

AÇÃO DE VÂNDALOS PROVOCA COLAPSO DE ABASTECIMENTO EM CHÃ GRANDE

O município de Chã Grande, no Agreste pernambucano, está com o sistema de abastecimento de água em colapso em virtude da ação de vândalos, que abriram, por duas vezes consecutivas, a descarga da Barragem Macacos, um dos mananciais responsáveis pelo atendimento à cidade, que tem 15 mil habitantes. Antes dos atos de vandalismo, a cidade já estava enfrentando problema de distribuição de água, já que o outro reservatório, a Barragem de Siriquita, estava seca, deixando a Barragem Macacos como a única fonte de abastecimento da cidade. “Com a produção de água reduzida, a Compesa já estava preocupada com a situação da cidade e, agora com o esvaziamento do manancial, está crítica”, comentou o gerente da Unidade de Negócios Russas, Julio César Azevedo.

O primeiro fato ocorreu na terça-feira, dia 22. Um funcionário da Compesa, que reside próximo à barragem, informou que no dia anterior o manancial estava praticamente cheio. Quando ele acordou, por volta das 5h, estava quase seca com a descarga de fundo aberta. O funcionário pediu ajuda a um encanador e ambos conseguiram fechar a descarga. “Segundo relato dos nossos profissionais, quando eles conseguiram resolver a questão, a barragem já havia baixado mais de um metro, descobrindo a tomada de água, ficando o sistema sem condições de operar, já que o nível da água não era mais suficiente para bombeamento”, revelou Julio César Azevedo.

Como a barragem é de nível, que depende da água das chuvas, já que o rio é perene, o seu armazenamento ocorre de forma rápida. Quando o manancial voltou a pegar e nível, o problema voltou a ocorrer. Na manhã de hoje, 25, o operador da Compesa foi surpreendido com uma nova investida de vândalos, que abriram novamente a comporta, esvaziando a barragem. De acordo com Julio César Azevedo, a Compesa já registrou dois boletins de ocorrência e, na próxima segunda-feira (28), entrará com uma ação no Ministério Público da cidade. A Barragem de Siriquita contribui com 19 litros de água por segundo, enquanto a de Macacos com 15 litros de água por segundo. Para o atendimento emergencial de Chã Grande, a Compesa está disponibilizando carro-pipa, que está sendo abastecido na Estação de Tratamento de Água (ETA) Gravatá, a 20 Km de Chã Grande. Para evitar novas ações de vândalos, a Compesa já providenciou o isolamento do registro da descarga de fundo da barragem. Infelizmente, a regularização do abastecimento depende do início do período chuvoso na região.

MELHORIA DO ABASTECIMENTO DE CHÃ GRANDE

Para resolver o problema de produção (ofertar mais água para a cidade), já está contratada uma empresa para executar as obras de ampliação do sistema da cidade. O projeto, no valor de R$ 1,1 milhão, está dependendo apenas da licença de instalação, a ser concedida pela CPRH. A população de Chã Grande terá mais água a partir da construção de uma adutora na Barragem de Amora Grande até a estação de tratamento de água no município. A água será transportada por meio de uma adutora de cerca de 6 quilômetros de extensão.

Contato para entrevista: Julio César Azevedo, gerente da Unidade de Negócios Russas (9488.5269)

Nenhum comentário:

Postar um comentário