quarta-feira, 23 de março de 2011

PREFEITURA DE GRAVATÁ - NOTÍCIAS

SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE LANÇOU PROJETO AMBIENTAL CUIDANDO DAS ÁGUAS
Foi lançado na manhã desta quarta-feira (23/03) no Espaço Verde da Secretaria do Meio Ambiente de Gravatá, o projeto ambiental Cuidando das Águas que consiste na preservação das várias nascentes existentes no município. Tal projeto foi desenvolvido pela própria secretaria a partir da preocupação com o manejo agrícola das pequenas e grandes propriedades rurais na região de Brejo de Altitude, que muitas vezes desconsideram a importância das áreas de proteção permanente para estabilidade das nascentes e de seus cursos d’água. Participaram do lançamento o secretário do meio ambiente e coordenador do projeto, Aarão Lins e sua equipe técnica, os secretários de governo e ação social, José Eufrázio e Maria Dulce, respectivamente, representantes de escolas e demais convidados.

O Cuidando das Águas concorreu com dezenas de outros projetos feitos por prefeituras e ONGs, ficando entre os 5 aprovados pelo FEHIDRO (Fundo Estadual de Recursos Hídricos) e sendo o único feito por uma prefeitura. O investimento total do Cuidando das Águas é de mais de R$ 184 mil reais. O projeto tem como abrangência duas áreas do Brejo de Altitude de Gravatá: O distrito de São Severino, por possuir uma grande concentração de nascentes, tendo dentre elas a que fornece água para abastecimento das famílias do distrito. A outra fica no entorno da Barragem de Brejinho que também fornece água para área urbana do município. Para o secretário de governo José Eufrázio, o projeto é grandioso, “Estamos falando de vida que é água. A gente fica impressionado com a grandeza desse projeto, observamos que há uma carência de água, e uma decisão precisa ser tomada o quanto antes, para que nossa geração e as futuras não sofram por conta de nossa irresponsabilidade”, afirmou o secretário.

Assim o projeto pretende em primeiro lugar, incidir diretamente na recuperação das nascentes e cursos d’água que não tem a proteção ciliar das árvores nativas, e que estão tomadas pelo capim e tem a presença de gado. As ações de proteção e recuperação das nascentes e de seus cursos d’água dependem essencialmente da participação da comunidade local. Dessa forma o segundo ponto, igualmente importante, incidirá em um trabalho de educação ambiental comunitária e atividades ecológicas sustentáveis com os agricultores e moradores do Distrito de São Severino e arredores. O Cuidando das águas tem a duração total de um ano e seis meses, considerando o tempo de implantação, plantio, manutenção de culturas e sensibilização e mobilização comunitária. Nesse período a organização tem como meta a recuperação de dez nascentes.

“Preservar é preciso para que tenhamos uma vida saudável. Esse projeto vem justamente com o intuito da prevenção. Já estamos vivenciando a realidade das mudanças climáticas e correr contra o tempo é necessário. Vamos trabalhar para reflorestar as nascentes e cuidar do nosso meio ambiente”, concluiu o secretário Aarão Lins de Andrade.

GRAVATÁ ESTÁ RECEBENDO A EXPOSIÇÃO SERTÃO DE ZÉ DO MESTRE
Gravatá está recebendo a exposição de um dos artistas mais conhecidos quando o assunto é retratar da vida dos vaqueiros e a história do homem do Sertão. O espaço localizado ao lado da Praça Dez ficará aberto até o dia 01 de abril com a realização da produtora cultural Orbe e apoio da Prefeitura de Gravatá.

Até o momento cerca de 2 mil pessoas já visitaram a galeria em Gravatá que contem fotos, textos e utensílios de trabalho do homem sertanejo. De acordo com a produtora, a exposição foi criada para criar um espaço de reflexão e discussão sobre seus modos e costumes, a lida com o gado e a figura do vaqueiro, a partir da vida e obra do artesão do couro.

Zé do Mestre nasceu em 1932 no sítio cacimbinha na cidade de Salgueiro onde vive até hoje com a mulher, filhos e netos. Desde criança que o artesão aprendeu a confeccionar as peças que fazem parte do cotidiano do vaqueiro como gibão, perneira, chapéu, bota, luva, guarda-peito, chicote e corda de relho para amarrar o boi.

Hoje ele se destaca entre os poucos que ainda trabalham no ofício. Entre as mais de três mil roupas de vaqueiro que confeccionou, está uma que deu de presente ao amigo Luiz Gonzaga no auge da carreira do Rei do Baião.

A exposição é gratuita e segue até o dia 01 de abril em Gravatá. Em seguida os trabalhos de Zé do Mestre estarão na cidade de Petrolina.

PREFEITURA INAUGURA MAIS TRÊS RUAS CALÇADAS
Dando continuidade as inaugurações dos calçamentos em Gravatá, a Prefeitura vai entregar mais três ruas com nova pavimentação neste domingo (27). Desta vez serão as Ruas Marcolino Ribeiro de Carvalho, Vitor Bernardino de Lucena e Conselheiro Alfredo Alves Menino, todas no Bairro Maria Auxiliadora. Evento começa às 9h com a presença do prefeito Ozano Brito, secretários, vereadores e demais autoridades.

EDUCAÇÃO – GRAVATÁ É CONTEMPLADA COM UMA ESCOLA E UMA QUADRA POLIESPORTIVA PELO PROGRAMA PRÓ-INFÂNCIA
Prefeito Ozano Brito estará na solenidade de assinatura do convênio, em Brasília, com a presidente Dilma Rousseff.

Mais uma importante conquista para a educação de Gravatá. A Prefeitura através do programa Pró-Infância do Governo Federal conseguiu a construção de uma nova escola e uma quadra poliesportiva para a cidade. A assinatura do convênio será hoje (23/03), em Brasília, com a presença da presidente Dilma Rousseff.

O Pró-Infância contemplou 718 municípios no Brasil, sendo 11 em Pernambuco. "Prova de que Gravatá reúne tem potencial e reúne condições que asseguram a execução dos projetos que lhe são confiados", afirma o prefeito Ozano Brito, que está em Brasília para a assinatura do convênio.

A escola será construída no bairro Nossa Senhora Aparecida na Rua 4 de outubro, Quadra A do arruamento da Fazenda Gravatá. Mais de 200 alunos serão contemplados com a construção da escola. De acordo com a secretária de educação Maria da Paz, a escola terá 8 salas pedagógicas, sala de informática, cozinha, refeitório, pátio coberto, secretaria, sanitários para pessoas com necessidades especiais e outros ambientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário