sábado, 16 de abril de 2011

PREFEITURA DE GRAVATÁ - NOTÍCIAS

MUNICIPALIZAÇÃO DO TRÂNSITO DE GRAVATÁ É FORMALIZADA NO DETRAN
O prefeito Ozano Brito deu mais um passo rumo à municipalização do trânsito de Gravatá. Ontem esteve na sede do órgão, no bairro da Iputinga, no Recife, para tratar do assunto com a coordenadora executiva do órgão, Fátima Costa. O prefeito comunicou que até o final de abril estará encaminhando à Câmara de Vereadores de Gravatá o projeto de lei que trata da municipalização. "Temos plena consciência de que a cidade precisa de um melhor ordenamento no trânsito e vamos conseguir isso com a municipalização", disse Ozano. A coordenadora do Detran comprometeu-se a elaborar um plano de circulação viária para Gravatá, bem como colocar toda sua equipe técnica à disposição da Prefeitura para o que for necessário no processo de municipalização.

Ozano também tratou da Semana Santa no Detran. O órgão se comprometeu a enviar 75 agentes para ajudar na circulação na cidade. "Pedi para que os agentes ficassem até às 20h do domingo para auxiliar na operação retorno e fomos prontamente atendidos. Então tenho certeza que a volta pra casa será mais tranquila em 2011", afirmou o prefeito.

PARQUE DA CIDADE – PREFEITURA AGUARDA DO GOVERNO DO ESTADO CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PARA FISCALIZAÇÃO DA OBRA

Parque da Cidade – Prefeitura aguarda do Governo do Estado contratação de empresa para fiscalização da obra

Estima-se que até a primeira quinzena de maio, as obras voltem á sua rotina normal. Embora a Prefeitura tenha começado o processo para obra, não é o executor ou contratante dela, e não está a frente do controle executivo da mesma. Quando inaugurado, a administração do parque fica sob o comando do município.
A Prefeitura de Gravatá aguarda apenas a contratação da empresa de fiscalização e supervisão da construção do parque da cidade, por parte do Governo do Estado, para dar continuidade aos trabalhos na obra. “As obras do Parque da Cidade estão garantidas. Os trabalhos estão desacelerados enquanto o Governo do Estado aguarda o processo de licitação de uma empresa de engenharia que fiscalize a obra. Não pode-se dar continuidade a uma construção sem fiscalização. A fiscalização é necessária até por uma questão de segurança, onde se atesta a legalidade da obra e os procedimentos nela feitos”, afirmou o secretário de Planejamento Jaime Prado na manhã desta quarta-feira em reunião com membros do Conselho de Turismo da cidade. O encontro ocorreu na sede da ACIAG, onde o secretário apresentou o projeto da obra e esclareceu algumas dúvidas sobre a atual situação da construção.

Jaime Prado começou sua explanação abordando todo o processo para aprovação do parque na cidade. Tal processo foi iniciado em abril de 2009, quando o governador Eduardo Campos convidou o prefeito Ozano Brito em seu gabinete e pediu ao chefe do executivo, três prioridades para o município e uma delas foi a construção do parque. Em seguida Jaime explicou que após alguns meses, depois de terem sido feitos os levantamentos topográficos do terreno e regularizada a documentação, o Governo do Estado autorizou e cedeu o uso do terreno do parque por cinqüenta anos.

Jaime explicou ainda que os membros do Conselho e toda a população não precisa se preocupar, pois a obra de construção do parque é garantida, pois faz parte de uma contrapartida do Estado com o PRODETUR Nacional. Quanto a atual situação de paralisação das obras, o secretário esclareceu que o Governo do Estado deu a ordem de serviço para o início das obras, no entanto, forneceu o documento sem ter quem fiscalizasse a construção, e como todo recurso investido é do Tesouro Nacional, precisa de fiscalização, e por esse motivo o Governo desacelerou as obras.

Na oportunidade Jaime mostrou e entregou cópias do Aviso de Licitação, divulgado no Diário Oficial no dia 22 de março, quando o objeto do aviso é a contratação de empresa de engenharia consultiva para apoio na supervisão e fiscalização da execução das obras de construção do complexo de lazer e turismo “Parque da Cidade” em Gravatá Pernambuco. O prazo de inscrição de licitação das empresas é até o dia 29 de abril, e estima-se que até a primeira quinzena de maio, as obras do parque voltem ás suas atividades normais. Jaime lembrou ainda que embora a Prefeitura tenha começado o processo para obra, não é o executor ou contratante dela, e não está a frente do controle executivo da mesma. Quando inaugurado, a administração do parque fica sob o comando do município.

O Parque da Cidade em Números:

Valor total da obra – R$ 3.693.241,45

Área do terreno – 38.000 m²

Pista de Cooper – 1.000 m²

Bosque – 12.000 m²

Anfiteatro – 1.400 m²

Playground / Academia de Ginástica – 1.500 m²

Pista de bicicross – 2.200 m²

Pista de skate – 500 m²

Praça das artes – 300 m²

Estacionamento – 200 vagas

Biblioteca

Boxes para venda de artesanato e produtos culturais

Posto médico

PREFEITO PROMOVE REESTRUTURAÇÃO NA SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO URBANO E INFRA-ESTRUTURA
Medida visa agilizar todos os processos que envolvem obras e manutenção em Gravatá (linha fina)

Com o objetivo de dar maior dinamismo aos serviços urbanos de Gravatá o prefeito Ozano Brito determinou uma reestruturação - física e operacional - na Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Infra-Estrutura. Uma das novidades será o desmembramento físico de dois setores: o operacional, que permanece na sede atual, e o de análise de projetos e fiscalização, que nas próximas semanas passará ao prédio da Secretaria de Finanças.

Para manutenção das áreas rurais foram criados dois grupos. Um será comandado por Olavo Bandeira Filho e será responsável pela área do agreste, ficando o outro, chefiado por Ginaldo Silva, responsável pela área do Brejo. "Como subprefeito de Uruçu-Mirim, Ginaldo é um profundo conhecedor daquela área. Olavo, por sua vez, é um profissional de grande identificação com Gravatá e certamente vai dinamizar ainda mais a área que ficará sob sua responsabilidade", explicou o prefeito.

A oficina da secretaria, responsável pela manutenção corretiva e preventiva, passa a ser comandada por Everaldo Silva. O engenheiro Dirceu Bezerra é agora responsável pela manutenção da área urbana, em especial do centro expandido da cidade. E o Departamento de Compras, sob a batuta de Rodrigo Nunes, deve agilizar as cotações e aquisição de material e equipamentos.

De acordo com Ozano Brito, as medidas visam dar maior dinamismo em todos os processos que envolvem obras e a manutenção da cidade. "O povo precisa de respostas rápidas para os problemas que acontecem e nós não podemos ficar reféns de alguns entraves típicos da administração pública. Temos que agilizar o atendimento a quem interessa, que é o cidadão".

Nenhum comentário:

Postar um comentário