sábado, 20 de fevereiro de 2010

PARA REFLETIR NO DOMINGO

AMIZADE SINCERAA amizade desenvolve a felicidade e reduz o sofrimento, duplicando a nossa alegria e dividindo a nossa dor.

COMO A FAMÍLIA TRATA SEUS IDOSOS

Muito da vida de alguns idosos depende da visão que a família tem do envelhecimento e da maneira como trata aqueles e aquelas que se encontram na última etapa do ciclo vital.
Nem sempre temos consciência que um dia poderemos chegar lá (à velhice) e que nossos
familiares mais jovens poderão igualmente tratar-nos mal! O feitiço virar-se-ia contra o feiticeiro!
O tratamento dado aos idosos é variável, dependendo de cada família. "Conforme o tipo de família, assim o apoio ou abandono, alegria ou sofrimento, que proporcionam aos velhos".
Há famílias que lidam e cuidam bem dos seus velhos, sem intereferir na sua autonomia e liberdade de expressão. Há outras que não admitem os desejos e vontades dos idosos, tratando-os como meros objectos ou crianças sem nenhum discernimento.

Precisamos amar e respeitar os nossos idosos, pois devemos nossas vidas a eles! Eles possuem uma sabedoria e experiência que ainda não temos!
Tratemos melhor os nossos pais, mães, avôs, avós, tios, senhores e senhoras, que muito já contribuíram com suas vidas para a sociedade em que vivemos!

COMO AJUDAR A UMA PESSOA VICIADA

Não é errado amar uma pessoa viciada: errado é permitir que ela continue a viciar-se. Há uma maneira afetuosa par que você ajude a uma pessoa que se encontra dominada por um vício, seja ele qual for.

Sempre que existe um problema de vício (toxicomania, alcoolismo, etc.) na família, os membros não viciados evitam encará-lo. Independente do caos que isto esteja ocasionando, muitos se recusam a culpar a droga ou dizem simplesmente: “Se houver problema mais sério, eu tomo providência.” Estas pessoas se apegam a uma esperança de que logo o problema vai acabar, ou acham que o vício se acabará sozinho. Nada disso porém vai acontecer. Não com a maioria dos viciados.

A pessoa viciada não tem forças para enfrentar seu problema sozinha. Necessitará de toda ajuda possível. Sem muita ajuda, com certeza ela fraquejará. Você não precisa esperar que uma pessoa viciada venha suplicar-lhe ajuda. Precisa entender que o viciado, sabe que o é, e de certo modo, procura negar esta verdade, por sentimento de culpa, vergonha ou medo de ver a sua imagem destruída. Muitos insistirão em afirmar que não são dependentes de algum vício. Não espere que um viciado venha até você solicitar algum tipo de ajuda. Você é que tem o dever de ajudá-lo voluntariamente, apoiá-lo e orientá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário