segunda-feira, 23 de novembro de 2009

JOVENS APRENDEM PROFISSÃO E CONTRIBUEM PARA PRESERVAR O MEIO AMBIENTE

Curso gratuito de reciclagem de computadores no Recife pretende reciclar até cinco mil máquinas por ano, que serão distribuídas em entidades sociais de Pernambuco

Preocupação com o meio ambiente e profissionalização – essas duas ideias se juntaram em um curso gratuito oferecido pela Faculdade Marista, em Apipucos, na zona norte do Recife. No local, jovens pegam computadores velhos ou quebrados e deixam as máquinas funcionando. Os 110 alunos são de comunidades pobres da cidade.
Uma das estudantes é Ana Paula, de 30 anos. Ela diz que, antes de participar da capacitação, não tinha uma carreira. “Antes de vir para o curso, não tinha expectativa com nenhuma profissão. Aqui aprendi a recondicionar, a mexer com software livre, como o Linux, que a gente pode formatá-lo da maneira que a gente quiser”, conta.
Faltando quatro meses para terminarem as aulas, ela diz que está com novas perspectivas de emprego. “O curso me abriu uma oportunidade e me fez ter esperanças de um futuro melhor. Meu plano agora é me aperfeiçoar no que estou fazendo, dar o meu melhor”, diz Ana Paula.
A capacitação dura oito meses e a primeira turma deve se formar no começo do ano que vem. O coordenador do Centro de Recondicionamento da faculdade, Vicente Falqto, diz que a inscrição para as novas vagas deve ser aberta até dezembro. “Primeiro, o aluno tem o conhecimento elétrico, depois de software e hardware. Ele limpa, monta, percebe o que tem de qualidade e renova o equipamento, que sai daqui com certificado de garantia”, explica.
“O objetivo é atende a toda comunidade, o computador acaba sendo um risco ambiental. Doamos os computadores para creches, asilos, escolas públicas, ONGs, associações e paróquias de Pernambuco. Como é o primeiro centro do Norte e Nordeste, priorizamos o Estado, mas vamos atender toda a região”.
Mas para o trabalho do centro acontecer, é necessária a ajuda da comunidade, doando computadores usados. “Recebemos computadores de pessoas, empresas e espaços públicos”, afirma o coordenador do Centro. “Queremos reciclar por ano de três a cinco mil computadores. Ao mesmo tempo, os jovens aprendem e se preparam para o mercado de trabalho”.
Para mais informações ou doações, basta ligar para (81) 3441-1428. “Se a pessoa não tiver como trazer a máquina aqui, vamos buscar na casa dela ou na empresa”, diz Vicente Falqto. As novas turmas devem começar a ter aulas em fevereiro de 2010.

Informações da: Redação do pe360graus.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário