domingo, 29 de novembro de 2009

PREFEITO DE GRAVATÁ/PE VISITA CUBATÃO PARA CONHECER GESTÃO MUNICIPAL DE SAÚDE

Ele visitou a Câmara dos vereadores, Secretaria de Saúde e hospital municipal foram alguns dos locais visitados

O chefe do poder executivo de umas das cidades da região nordeste do Brasil viajou cerca de 2800 km para visitar Cubatão com o objetivo de conhecer o complexo hospitalar e o modelo de planejamento e gestão do Programa Municipal de Saúde utilizada aqui no município. A cidade é Gravatá, no Estado de Pernambuco, e o prefeito se chama Ozano Brito Valença.
Chegando em Cubatão, na quinta-feira (26/11) Ozano Valença foi conhecer a Câmara dos Vereadores, onde foi recebido pelo presidente, José Roberto Azzoline
(Alemão), e outros parlamentares daquela Casa de Leis. Depois conferiu de perto as instalações e o funcionamento do Hospital Municipal, Luiz Camargo da Fonseca. Em seguida, acompanhado do vereador João Santana de Moura Vilar (Tucla), foi ao gabinete da Secretaria Municipal de Saúde, onde foram recebidos pelo secretário Vandejacson Bezerra de Andrade e seus assessores, em reunião que durou cerca de 2 horas.
Na oportunidade, o chefe do executivo gravataense revelou o motivo de sua estada em Cubatão. Disse que está à procura de um bom modelo de gestão para área da Saúde de sua cidade. Por isso, quis saber quais os principais projetos e aspectos do programa de saúde cubatense. Um dos pontos discutidos de forma mais demorada foi o papel do 3º setor na área em questão.
Vandejacson explicou de forma geral o assunto, referindo-se a pouca agilidade e ao engessamento que dificultam a questão no setor público. Segundo o secretário, o 3º setor se for usado criteriosamente pode trazer a agilidade desejada e modernização
à gestão. No entanto, observou que se deve ter adotar cuidadosos critérios quanto à transferência de poder à empresa terceirizada, sob pena do município perder o controle daquele serviço.
O titular da Saúde de Cubatão discorreu ainda sobre o custo-benefício e das várias possibilidades de trabalhos das empresas do 3º setor, mais especificamente as Organizações não Governamentais (ONGs), Fundação de Direito Público, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIPs, e também as
Organizações Sociais – OSs.
O prefeito disse que recebeu, de autoridades no assunto, boas referências sobre Cubatão. "E pelo que vi e ouvi das autoridades e também dos munícipes, saio daqui com boa impressão e muito satisfeito com a decisão de ter vindo a Cubatão".
Ozano Valença contou que abordou algumas pessoas na cidade sem revelar que era prefeito de outro município. "Fiquei surpreso com a espontaneidade delas, que afirmaram que, entre outras coisas, o atendimento na área da Saúde melhorou". A
respeito das explicações e da experiência vista aqui, disse que retorna à sua cidade com um conceito mais abrangente e com maior embasamento para decidir qual caminho tomar daqui por diante na sua administração.
Sobrenome de artista famoso - durante entrevista para esta matéria, a reportagem indagou ao prefeito sobre o seu sobrenome 'Valença'. Ele então revelou que não se trata apenas de coincidências. Disse que é primo do famoso cantor pernambucano, Alceu Valença, hoje com 63 anos.

Conheça um pouco do Município de Gravatá - Como bom nordestino, Ozano Brito Valença, fala com orgulho de sua cidade serrana, de clima frio, que tem como base econômica o turismo e a agricultura. De forma afinada, o prefeito, que está em seu primeiro mandato, fez questão de falar das características e pontos positivos da cidade que atualmente administra. Sem recorrer a nenhum manuscrito, fez um breve resumo do perfil daquele município, conforme descrito no quadro abaixo:

Gravatá - Situado no Agreste pernambucano, possui uma área de 513 km², localizado na microrregião do Vale do Ipojuca, e distante a 85 km de Recife (Capital do Estado), ligado pela rodovia federal Luiz Gonzaga (BR-232), que passa por Vitória de Santo Antão

Perfil econômico
Principais atividades econômicas – a agricultura (abacaxi, milho, algodão, batata doce, tomate, tangerina, feijão, banana, mandioca, morango), o comércio varejista, a pecuária e, principalmente, o turismo.

Cultivo de plantas e flores - com a produção de diversos tipos de rosas, crisântemos e outras espécies de flores. "Isso garante ao município o título de 2º maior produtor de flores temperadas (ornamentais) do Nordeste, perdendo apenas para o Ceará".
Criação de animais - destaca-se por sua vocação de criador de animais selecionados. Por exemplos, "cavalos das raças quarto de milha e manga larga marchador, além de grande rebanho bovino das raças leiteiras".
Imóveis - Considerado um dos mais importantes municípios do interior
pernambucano no quesito setor imobiliário, o que o coloca como um dos locais onde mais se constroem casas (média de cinco por dia). "Há uma farta oferta de terrenos e condomínios rurais que se multiplicam. Por esse motivo, possui o metro quadrado mais caro do Estado".
Móveis - Conhecido como importante pólo moveleiro do Estado e "concentra um grande número de fabricantes de móveis rústicos e semi-rústicos, em madeira maciça".

Gastronomia - 2º melhor Polo Gastronômico do Estado. "Ficando atrás apenas de Recife, a Capital. Este é um dos nossos pontos fortes"!.
Cultura – "Um grande celeiro de artistas, onde muitos trabalham com o artesanato manual". O sobre o primo Alceu Valença, o prefeito revelou o que o músico no momento está gravando um filme sobre a vida e carreira artística.

Informações dos colegas do:


Nenhum comentário:

Postar um comentário