terça-feira, 10 de novembro de 2009

PREFEITURA DE GRAVATÁ - NOTÍCIA

Banda XV de Novembro – 115 anos de história e vida em Gravatá

É uma emoção fazer parte dessa história e acompanhar de perto toda essa trajetória de sucesso e união. Costumo dizer que Gravatá é uma cidade encantada, que possui musicalidade em todos os cantos. Gravatá respira música e a Banda XV de Novembro, faz parte desse ar musical”, disse emocionada a secretária da Banda, professora Lurdinha como é conhecida. Este ano a tradicional Banda XV de Novembro, filha de Gravatá, completa oficialmente 115 anos de tradição. Ao longo desse mais de um século de vida, muitas histórias para contar e mais ainda, muito a comemorar.

A HISTÓRIA
Por falta de registro, não se sabe ao certo quem fundou a banda XV de Novembro. O livro de ata mais antigo de que se têm informações, é de 13 de janeiro do ano de 1924. No entanto quando Joaquim Didier chegou a Gravatá a banda existia, mas não tinha nome, que foi criado em 1894, quando oficialmente passou a existir na cidade. E desde então, Gravatá começou a acompanhar os passos daquela que se tornaria o xodó de todos os gravataenses e alcançaria o respeito de muitas outras bandas de renome no Estado e fora dele. A banda já se apresentou em várias cidades de Pernambuco: Garanhuns, Belo Jardim etc. e em outros Estados como: Alagoas e Rio Grande do Norte.

MESTRES POR EXCELÊNCIA
Manoel Bombardino dedicou 50 anos de sua vida à banda, formando grandes profissionais e elevando o nome da XV de Novembro. Sua exigência era a marca registrada de um mestre que lutava pelo melhor para sua paixão, a banda. “Ele era tão exigente que muitas vezes deixava a regência com outra pessoa, para tocar junto aos alunos e identificar o que estava faltando”, disse Lurdinha. Manoel Bombardino morreu, mas deixou como herança, outro grande mestre, um verdadeiro líder, que hoje é tido como pai de moças e rapazes que depositam seus sonhos nas mãos daquele que vai lhes ensinar a tocar um instrumento e realizar seus desejos mais profundos, de ser um músico profissional.
Maestro Adelson Pereira é a prova viva de que sonhos são possíveis e de que empenho e dedicação são ingredientes fundamentais para conquistar realizações. Adelson Pereira é filho de Manoel Bombardino e leva adiante o trabalho do pai. Se a exigência era a marca registrada do pai, a disciplina é a marca do maestro Adelson, mas o fator mais marcante desse homem de fibra é o amor que sente pelos seus alunos e a dedicação que têm a todos sem exceção, “É uma relação de amor. Eu os considero como filhos, são mais que meus alunos, são muitos filhos que adquiri com o passar dos anos”, disse maestro Adelson Pereira.
Atualmente são mais de 60 músicos que compõem a banda, que como a própria professora Lurdinha diz, serve de estágio para a formação de grandes músicos, “A banda do XV é como uma escola, onde formamos grandes alunos que passam a fazer parte de muitas bandas de sucesso e fama em todo o país, “Temos muitos ex-alunos em várias bandas como a do exército, aeronáutica, entre outras. Ao todo são mais de 30 ex-alunos que fazem parte de outras bandas. Somos uma família, quando esses jovens visitam a cidade, buscam logo participar do ensaio e contribuir de alguma forma com os novos alunos que sonham e se tornar músicos experientes como os outros”, disse Lurdinha.

BANDA DA LIMEIRA – A IRMÃ MAIS NOVA DA XV DE NOVEMBRO

A Sociedade Musical XV de Novembro expandiu seu talento para a zona rural da cidade. Maestro Adelson é o responsável pelo fato e explica como tudo começou, “A Banda da Limeira existe há cerca de 12 anos. Tudo começou quando adquiri uma propriedade na Limeira e fui procurado por alguns filhos de agricultores que queriam aprender música. Vi que eles realmente estavam empenhados em aprender a tocar algum instrumento, e resolvi colaborar para isso. Consegui instrumentos musicais, e hoje posso dizer que a Banda da Limeira é um sucesso. Encanta e toca os corações de todos. É a prova da perseverança daqueles alunos, que nunca tinham tocado nada, e hoje possuem a delicadeza e o ouvido musical”, afirmou.
Informações da: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Gravatá

Nenhum comentário:

Postar um comentário