quinta-feira, 5 de novembro de 2009

PLUGUES E TOMADAS TERÃO NOVO PADRÃO A PARTIR DE 2010

Novo sistema evita choques elétricos, segundo o Inmetro.Aparelhos passam a ter plugues com dois ou três pinos redondos.

Os plugues e tomadas elétricas brasileiros terão um novo padrão a partir de 2010, que foi mostrado nesta terça-feira (20) pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial). Os novos plugues brasileiros passam a ter dois ou três pinos e as tomadas, que antes eram planas, agora têm uma reentrância.
Segundo o Inmetro, o novo sistema traz mais segurança ao consumidor na hora de ligar um aparelho à tomada, por causa da cavidade. Ao plugar, o dedo não encosta na parte por onde passa a corrente elétrica. "A energização do pino, do plugue, só ocorre quando ele estiver totalmente encaixado nessa cavidade sextavada, o que impede o choque eletrico", dizAlfredo Lobo, diretor de qualidade do Inmetro.
Além disso, os plugues de aparelhos com maior potência não encaixam nas tomadas feitas para cargas menores, o que diminui o risco de curto-circuito.
A partir de janeiro de 2010, fica proibida a fabricação e importação de aparelhos com os plugues antigos. Em julho de 2011, eles não poderão mais ser vendidos nas lojas. Já as tomadas do padrão antigo só podem ser vendidas nas lojas até janeiro de 2011.
Oito de cada dez aparelhos vendidos hoje nas lojas se encaixam nas novas tomadas, segundo o Inmetro. Para encaixar os aparelhos antigos nas novas tomadas, a recomendação é usar um adaptador com selo de segurança, que custa em torno de R$ 8,00.

Do G1, com informações do Jornal Nacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário