quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

CUIDADOS COM A GRIPE DEVEM CONTINUAR NO CARNAVAL

O período de festas do Carnaval está chegando e, por isso é preciso alguns cuidados para preservar a saúde.
De acordo com os médicos, é comum aparecerem muitos casos de gripe após as festividades de Momo. Um das preocupações é com a Gripe A (H1N1), que assustou os brasileiros no ano passado. Segundo a Secretaria de Saúde de Pernambuco, até 31 de dezembro de 2009, foram confirmados 150 casos da nova gripe. Do total, 85 estão em investigação e seis pessoas morreram com a doença.

Mas não há motivos para alarme. De acordo com o médico infectologista do Hospital Universitário Oswaldo Cruz, Vicente Vaz, houve redução de mais de 90% dos casos, desde o início da doença no segundo semestre de 2009. O médico chegou a atender 112 pacientes no plantão de julho. “Hoje temos uma média de 10 atendimentos por dia. Mas é bom lembrar que ocorreu uma grande diminuição, mas a doença não acabou”, comenta.
No período carnavalesco, a maior preocupação são os grupos de risco, ou seja, mulheres grávidas, crianças com menos de dois anos e idosos. Segundo Vicente Vaz, a aglomeração de pessoas e o tempo quente propiciam a circulação do vírus. “O vírus circula o ano inteiro, mas nesses casos a probabilidade de ocorrerem contaminações são maiores”, avalia. Toda a estrutura montada pelo HUOC para atender aos pacientes em julho será mantida até o período de inverno. “Temos 22 leitos de enfermaria e seis UTIs que serão mantidas. Hoje, apenas uma paciente está internada, uma gestante”, comenta Vicente Vaz.

VACINAS
O Ministério Público vai distribuir até o fim de fevereiro mais de 600 mil doses de vacina chegadas ao Brasil no último dia 30 de dezembro. Todos os estados receberão as doses, dando prioridade aos grupos de riscos. Em cerca de 20 a 30 dias a Secretaria de Saúde de Pernambuco espera ter o posicionamento em relação a Pernambuco.

Fonte:
www.pe360graus.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário