sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

RETROSPECTIVA 2009 – AÇÕES, OBRAS E PARCERIAS EM GRAVATÁ

Está chegando ao fim mais um ano, 2009 foi de grandes feitos para a cidade de Gravatá em vários setores. Saúde, Infra-Estrutura, Turismo, Esportes, Educação, Ação Social entre outros. A Prefeitura trabalhou em cima de obras, parcerias e ações que elevaram a grandeza da cidade e melhoraram a qualidade de vida de todos os munícipes. Foram 12 meses de trabalho intensivo, capacitações profissionais, trabalhos sociais e projetos. Relembre alguns fatos com a gente.
Educação
Os professores de Gravatá tiveram a oportunidade de serem capacitados através de cursos feitos pelo IPAD e ganharam um aumento salarial equivalente ao piso nacional.. Mais de mil kits escolares foram distribuídos em escolas municipais da cidade e zona rural. Escolas reformadas. Espaços educativos inaugurados como o Espaço Multimeios da Escola Amenayde Farias, um lugar destinado a leitura e a informática. A secretaria promoveu também o Encontro das Merendeiras na AABB reunindo cerca de 150 profissionais, um grande encontro de valorização do trabalho.
Turismo
Grandes eventos marcaram o corrente ano. Festas de tradição como Belinha, Maroquinha, Festa de Reis, Mandacaru, Uruçu, Nossa Senhor dos Anjos em Russinhas, trouxeram de volta a beleza e simplicidade de eventos tradicionais comemorados há tantos anos. Eventos de grande porte também foram realizados na cidade como a Semana Santa, São João de Gravatá, Festa da Estação e Festival Cultural. Milhares de pessoas lotaram às ruas de Gravatá que tem o dom de agregar eventos de qualidade ao público criterioso. Gravatá também foi palco da música erudita na Igreja Matriz de Sant’Ana, o Festival Virtuosi levou através da música, emoção e sensibilidade às centenas de pessoas que todos os dias estavam na igreja para prestigiar o evento que trouxe grandes mestres da música como Rafael Garcia e João Carlos Martins. O investimento no artesanato como a Fibra do Abacaxi em Russinhas destacou a cidade no Globo Rural.
Obras
Muitas obras, reformas e ampliações podem ser vistas em todos os cantos da cidade e zona rural. Escolas foram reformadas, Postos de Saúde reativados e comunidades tiveram seus sonhos realizados, a exemplo de São Severino que enfim teve sua ruinha totalmente calçada e escola e posto reformados prontos para atender a população que há anos esperava por essa atitude. As estradas da zona rural também tiveram atenção especial, sendo totalmente revitalizadas para facilitar o acesso dos moradores. Postos de saúde da cidade foram reformados e ampliados a exemplo do Posto III no Bairro Novo e do Posto Auta Soares no Cruzeiro. Operação Tapa-buracos deu nova cara à Gravatá. Melhor acesso para a população e para o turista.
Saúde
A saúde de Gravatá avançou como nunca. Melhoria dos atendimentos, onde várias cirurgias em diversos segmentos foram realizadas. Grandes campanhas levaram conhecimento e tratamento aos menos favorecidos. A Praça da Matriz tornou-se diversas vezes palco de profissionais da medicina. Campanha da Saúde Bucal, Campanha de Vacinação Infantil, Vacinação dos Idosos, Campanha de Doação de Sangue e muito mais. A secretaria de saúde também contabilizou a aquisição de três novos veículos para melhor atender a população, uma Motolância para a equipe do SAMU, uma Kombi para a equipe da atenção básica e um veículo Gol, todos atenderão com a eficiência as demandas do município.
Ação Social
O bem estar social tem espaço garantido. Em 2009 dezenas de cursos profissionalizantes foram realizados e centenas de profissionais preparados para enfrentar o mercado de trabalho. Manicures, eletricistas, bordadeiras, cozinheiras, artesãs e muitas outras profissões foram levadas a população através dos cursos, que também foram realizados na zona rural. Em maio para comemorar o mês das mães, a secretaria fez a festa nos quatro distritos da cidade: Russinhas, Avencas, Mandacaru e Uruçu-Mirim. A comunidade de Caatinga Vermelha foi beneficiada com a doação de 15 caixas d’água beneficiando as famílias do local, com o apoio da Secretaria de Ação Social e do Meio Ambiente a COMPESA colocou água encanada na comunidade que comemorou o grande projeto. PETI, PROJOVEM, Bolsa Família são alguns dos projetos desenvolvidos pela secretaria. No mês de outubro a Ação Social lançou o projeto Prefeitura Amiga da Criança no bairro do Cruzeiro, proporcionando atividades educativas e pedagógicas para as crianças do local.
Meio Ambiente
A preocupação e o engajamento com as melhorias para o Meio Ambiente foram destaque no ano 2009. Diversas ações foram realizadas ao longo do ano. Programa Hora de Plantar, Água nas Cisternas, Bosque dos Universitários, Plantio de árvores, Distribuição de mudas entre outros. A secretaria sempre esteve e está de portas abertas para receber o homem do campo e buscar solucionar os problemas da zona rural. Para melhor atender esse público a secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente ganhou novo espaço, mais amplo, com sementeira e equipamentos de trabalho.
Desenvolvimento Econômico
O comércio e os empresários de Gravatá foram beneficiados com trabalhos voltados para cursos, palestras e encontros que levaram informação e novas técnicas de trabalho. No início do ano a secretaria desenvolveu o Projeto Nova Vida que tem como objetivo modernizar o comércio e a feira da cidade. Através da secretaria o arquiteto Marcelo Rosenbaum veio para a cidade e apresentou projeto exclusivo para Gravatá. Sempre pensando na melhoria de Gravatá, a secretaria investiu pesado em capacitações o ano inteiro.
Personalidades
A cidade tem grandes personalidades que proporcionaram e proporcionam orgulho aos munícipes como os alunos do Devaldo Borges que ganharam o primeiro lugar na MOSTRATEC no Rio Grande do Sul, Atletas que se destacaram no esporte que praticam, estudantes que participaram da Gincana do Estudante, uma maratona de diversão e criatividade. Gravatá teve seu símbolo turístico escolhido pela população através de voto popular pela urna da Rede Globo. O vencedor foi o Alto do Cruzeiro.
Comunicação
Gravatá foi uma das cidades que mais se destacou na mídia. Diversos meios de comunicação se fizeram presentes no município conhecendo e divulgando eventos, ações e principalmente as belezas naturais que a cidade dispõe. Rede Globo Nordeste, TV Asa Branca, TV Jornal, Jornal do Commércio, Diário de Pernambuco, Folha de Pernambuco, Estado de São Paulo entre outros. Semanalmente o nome de Gravatá esteve nos jornais impressos, TV, Rádios e Internet. A Assessoria de Imprensa produziu mais de mil matérias ao longo do ano, todas divulgadas no site oficial da prefeitura
www.prefeituradegravata.com.br. Matérias sobre as ações da Prefeitura e a cidade como um todo: Turismo, Artesanato, Associações, Rede Hoteleira e tudo que faz de Gravatá um lugar melhor para se viver. Em 2010 o trabalho prosseguirá, as ações continuarão sendo divulgadas e a cidade continuará sendo destaque. Que seja um ano de sucesso e conquistas, não apenas para os que fazem a equipe, mas principalmente para a população de Gravatá que merece o melhor. Feliz Ano Novo e que venha 2010!


Informações da: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Gravatá



Nenhum comentário:

Postar um comentário