sábado, 26 de fevereiro de 2011

GRAVATÁ QUER ADOTAR PROJETO BEM SUCEDIDO DA SAÚDE, EM CUBATÃO

Comitiva veio conhecer o sistema de cogestão administrativa do Hospital Luis Camargo da Fonseca e SilvaA alta qualidade do atendimento médico-hospitalar público em Cubatão continua atraindo o interesse de diversas cidades do País. Na manhã desta sexta-feira 25, uma comitiva de Gravatá, município da região serrana de Pernambuco, situado a 80 quilômetros de Recife, veio conhecer o Hospital Municipal "Dr. Luis Camargo da Fonseca e Silva", considerado o melhor hospital público da Baixada Santista.

O prefeito Ozano Brito Valença, que liderava a comitiva - formada por vereadores e técnicos da área da saúde de seu governo - disse que seu maior interesse era conhecer o sistema de cogestão, por meio do qual a Prefeitura de Cubatão transferiu a administração do hospital para uma entidade sem fins lucrativos, a Associação Pró-Saúde, assegurando o carater público do serviço.

Gravatá é uma cidade de 80 mil habitantes, que vive basicamente da atividade turística, o que faz com que, durante grande parte do ano - em fins de semana, feriados, temporadas principalmente - tenha uma população flutuante estimada em 100 mil pessoas. Segundo o prefeito Ozano Valença, o grande desafio é prestar um atendimento de saúde para os dois tipos de público, sem prejuizo da qualidade do serviços, principalmente hospitalares. "Nosso único hospital, mantido pela prefeitura, tem 60 leitos e precisamos fazer com que sua estrutura seja eficiente. Para isso, vemos necessidade de mudar o atual modelo de gestão", disse.

Antes de visitar as dependências do hospital de Cubatão, a comitiva - que tinha, também, entre seus integrantes o presidente da Câmara Municipal, vereador Paulo Apolinário Junior, e o secretário municipal de Saúde, Jorge Eduardo Neves - assistiu a palestra sobre o funcionamento da unidade e vídeos sobre sustentabildade hospitalar, Agenda 21 e atuação da Associação Pró-Saúde.

A palestra foi feita pelo diretor-geral do hospital, José Donizetti Stoque. Ele informou aos visitantes que o "Luis Camargo da Fonseca e Silva", com 230 leitos, 553 funcionários e 180 médicos cadastrados, mantém, segundo dados de 2010, a média de 646 internados e 2.895 atendimentos diários. Pesquisa efetuada em janeiro deste ano revelou que o índice de satisfação atinge a 96% dos pacientes internados, dos quais 97% são beneficiários do Sistema Unificado de Saúde - SUS. Inaugurado em 1997, o hospital passou a ser administrado pela Pró-Saúde em 2007.

Também falou, na oportunidde, o diretor de operação da Pró-Saúde, Marcelo Durante Bittencourt. Lembrou que o hospital, a partir de 2009, conquistou nove certificações, entre elas a Acreditação Hospitalar, nível 1, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (foi o primeiro da Baixada a obtê-la); o Prêmio Hospital Best 2010, concedido pela Associação Brasileira de Marketing em Saúde e a certificação Hospital Amigo da Criança, concedida pela Unicef, fundo para a criança da Organização das Nações Unidas - ONU.

Antes das palestras, os visitantes foram saudados pelo secretário de Gabinete, Marco Túlio Camargo, que lhes deu as boas-vindas em nome da prefeita Marcia Rosa; pela secretária municipal de Saúde, Jocelene Batista Pereira e, em nome da Câmara Municipal de Cubatão, pela vereadora Maria Aparecida Nega Pieruzzi. "Se os senhores vieram buscar subsídios para melhorar a saúde em sua cidade, vieram ao lugar certo", disse Nega.

Posteriormente, a comitiva percorreu as dependências do hospital. A visita teve, ainda, como roteiro, a Câmara Municipal, encerrando com almoço, na Usiminas.

Texto: Paulo Mota MTB: 12.814

Foto: Rodrigo Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário