sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

OPINIÃO DE CRISTOVAM BUARQUE

O senador da República Cristovam Buarque (PDT), nascido em Recife em 1944, teve vida política marcadamente associada à bandeira da educação.

Formou-se em 1966 pela Escola de Engenharia da Universidade Federal de Pernambuco. Doutorou-se em Economia, na Sorbonne, em Paris, chegando a trabalhar no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Mas foi em 1979, quando retornou ao Brasil, que Cristovam engajou-se com vigor ao tema central de sua vida: a militância na esfera educacional. Tornou-se professor e, em 1985, o primeiro reitor eleito na UnB após as intervenções militares.

No cenário político, Cristovam Buarque, à época petista, foi governador do Distrito Federal em 1995. Já em 1999, perdeu a reeleição no DF para o então peemedebista Joaquim Roriz e se tornou, em 2002, senador da República.

Por esses tempos, já no primeiro mandato de Lula, também foi convidado a assumir a pasta da Educação, exercendo, por dois anos, o mandato de ministro. Mas considerado muito acadêmico por colegas petistas foi demitido do cargo. A partir daí, Cristovam filiou-se ao PDT e disputou em 2006 a presidência da República, alcançando 2% dos votos.

No pleito, apesar de qualificado de "candidato de uma tecla só", obteve projeção nacional como estudioso da realidade das escolas brasileiras e reforçou o lema, tão escasso no Brasil, de que "educação é tudo".

Na conversa com o senador Cristovam Buarque, na tarde da última quinta-feira, 3, ele explica que a única saída para a educação brasileira é a federalização do ensino básico, mas que não há vontade política para tanto.

E em tempos em que o novo secretário de educação de Goiás, Thiago Peixoto, reverbera que a meritocracia deve ser aplicada ao ensino, Cristovam Buarque também dá o tom: "considerar um sistema que priorize o mérito é dar valor à educação". Confira abaixo a entrevista, concedida com exclusividade ao Jornal Opção.

Como a distribuição de recursos via Fundeb funciona hoje no Brasil?

Veja a matéria completa no Site do "Jornal Achei Gravatá"

acheigravata.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário