terça-feira, 4 de janeiro de 2011

PREFEITURA DE GRAVATÁ - NOTÍCIAS

EM GRAVATÁ ÓLEO DE COZINHA SE TRANSFORMA EM SABÃO ECOLOGICAMENTE CORRETO

Um lugar humilde onde a simplicidade e criatividade reinam e onde cerca de 50 mulheres fazem a diferença, driblando as dificuldades e mudando os rumos de sua história. Assim define-se a Casa da Mulher, instituição séria e comprometida com as mulheres carentes de Gravatá. Localizada no Bairro Norte, a Casa da Mulher oferece às beneficiadas diversos trabalhos como a produção de artesanato, chocolates, crochê, licores e a mais nova criação do grupo, o sabão ecologicamente correto, feito a partir do óleo de cozinha reciclado, isso mesmo, aquele óleo utilizado para fritar alimentos e que polui o meio ambiente, pode ser reciclado e transformado em sabão de excelente qualidade.

Segundo a coordenadora da Casa da Mulher, Bernadete Barbosa de Aguiar, a invenção do sabão ecológico surgiu através da Universidade Federal de Pernambuco. Tomando conhecimento da criação, dona Bernadete procurou saber quais ingredientes eram necessários para a produção do sabão e todo o processo necessário para fazer o produto. Aprendendo a fazer o sabão, chegou a hora de repassar o conhecimento as colegas e dar início a produção do sabão ecologicamente correto. Para o sabão são necessários os seguintes ingredientes: 4 potes de soda cáustica, 1 litro de água, 1 vidro pequeno de desinfetante, 5 litros de óleo reciclado e anilina, para essa quantidade são produzidos cinqüenta barras de sabão.

Com a ajuda das companheiras Lúcia e Graça, dona Bernadete iniciou o processo de fabricação do sabão. O primeiro passo é dissolver a soda cáustica na água, em seguida colocar o desinfetante, o óleo e a anilina e misturar bem. Depois mexer a mistura por cerca de uma hora sem parar, essa ação faz com que todos os ingredientes se transformem em uma massa consistente que não é levada ao fogo. Quando enfim a mistura é transformada, a massa é colocada em um recipiente retangular e esperar secar totalmente para em seguida cortar em pedaços.

Dona Bernadete falou sobre as dificuldades que o grupo enfrenta para produzir o sabão, “Nossa idéia é boa, no entanto, no falta equipamento adequado para fazer o sabão. Precisamos de um cilindro ou batedeira industrial que iria facilitar o trabalho, nos mexemos essa massa por uma hora ou mais e isso é muito cansativo, com o equipamento, o trabalho iria ser bem mais produtivo”, disse. O produto já está sendo comercializado na comunidade, onde é vendido por 0,50 centavos. A clientela aprovou o novo sabão, “Faz mais de um mês que estou usando esse tipo de sabão, é muito bom, não prejudica a pele e deixa as roupas bem branquinhas, isso é o principal. Tenho familiares em Recife e já levei esse sabão pra lá e todos adoraram”, disse dona Evaneide Valentim que mora ao lado da Casa da Mulher e utiliza o produto.

Dona Bernadete afirmou também que conta com o apoio de restaurantes da cidade que doam o óleo para a associação, “Esse apoio é muito importante para nosso grupo, os restaurantes nos procuram e todas as semanas estão doando o óleo de seus estabelecimentos. E todos que queiram nos ajudar podem nos procurar que estamos sempre aqui desenvolvendo nossos trabalhos”, finalizou a coordenadora da Casa da Mulher, Bernadete Barbosa.

Serviço:
Para colaborar com o trabalho da Casa da Mulher, basta procurar dona Bernadete Barbosa de Aguiar, através do telefone: 9243 - 6154

THE FEVERS É UMA DAS ATRAÇÕES DA FESTA DE REIS DE GRAVATÁ NESTE FIM DE SEMANA

No próximo fim de semana (8 e 9 de janeiro) Gravatá será palco de uma das mais tradicionais festas da cidade, a Festa de Reis. O evento é antigo no município e atrai milhares de pessoas que vem à cidade conferir a programação festiva que a Prefeitura prepara todos os anos. A programação ainda não foi fechada, no entanto, uma das atrações do sábado já está confirmada.

O grupo The Fevers promete agitar a Festa de Reis. O palco será no Pátio de Eventos Chucre Mussa Zarzar e por ele passarão atrações locais, regionais e nacionais. Até o meio desta semana a grade de programação será fechada e divulgada oficialmente. A festa de Reis é um dos mais tradicionais festejos católicos do município, que marca a data da visita dos três reis magos – Gaspar, Melchior e Baltasar- ao menino Jesus, em Belém.

Conheça a Trajetória da Banda The Fevers

Criada em 1964, a banda originalmente se chamava The Fenders e seus membros originais eram Almir (vocais), Liebert (contrabaixo), Lécio do Nascimento (bateria), Pedrinho (guitarra), Cleudir (teclados) e Jimmy Cruise (vocais). Em 1965, Jimmy saiu do grupo e os membros remanescentes decidiram mudar o nome para The Fevers, foi quando entraram mais dois componentes, Miguel Plopschi em 1968 e Luiz Claudio em 1969. Gravaram seus primeiros discos em 1965 e 1966 pela Philips, os compactos Vamos dançar o letkiss (versão de Letkiss), Wooly Bully (de Domingo Samudio, em versão) e Não vivo na solidão. Em 1966 apareceram no filme Na Onda do lê lê lê.

Passando para a Odeon ainda em 1966, revelaram-se um dos mais importantes grupos vocais-instrumentais da Jovem Guarda. Fizeram (muitas vezes sem créditos nos discos) o acompanhamento instrumental de gravações de Eduardo Araújo (O bom), Deny e Dino (Coruja), Erasmo Carlos (os LPs O Tremendão e Você me acende), Roberto Carlos (gravações como Eu te darei o céu e Eu estou apaixonado por você), Golden Boys, Wilson Simonal (faixas como Mamãe passou açúcar em mim), Trio Esperança (LP A festa do Bolinha), Jorge Ben (o LP O bidu/Silêncio no Brooklin) e o primeiro LP de Paulo Sérgio.

O grupo foi eleito melhor conjunto para bailes em 1968 e lançou um LP chamado Os Reis do Baile. No ano de 1968, entra na banda o saxofonista Miguel Plopschi, em 1969 o vocalista Luís Cláudio entrou para a banda cantando os grandes sucessos em inglês; em 1975 entrou Augusto César, no ano seguinte Pedrinho sai da banda. Em 1979, com a saída de Almir, a banda convidou Michel Sullivan que dividiu o vocal com Augusto César.

Em 1982 a música Elas por Elas (Augusto César e Nelson Mota) entrou na abertura da novela da TV Globo colocando o grupo como um dos grandes vendedores de discos e de shows do país. Em 1983, outra abertura de novela: a música Guerra dos Sexos (Augusto César e Cláudio Rabello) trouxe um público mais jovem a conhecer o trabalho do grupo. O componente Miguel Plopschi se desliga da banda e assume a direção artística da gravadora BMG nessa época.

Em 1984, ao fazerem participação especial no LP da recém-criada banda infantil Trem da Alegria, ajudaram a alçá-la ao estrelato, sendo parte fundamental na composição da lendária música Uni Duni Tê, uma das melhores músicas infantis já criadas no Brasil,A voz é do vocalista Augusto Cesar. Em 1985, entra Miguel Ângelo como tecladista da banda, Michael Sullivan sai no ano seguinte. Em 1988, Augusto César grava um disco solo e convida o talentoso vocalista e guitarrista César Lemos que permanece 3 anos no grupo. Em 1988, é a vez de Cleudir sair.

Na década de 1990, outra mudança na banda: sai César Lemos e entra o guitarrista Rama. Por problemas de saúde, sai o baterista Lécio e entra Darcy. Almir Bezerra retorna à banda depois de 12 anos. Em 1994, Darcy dá lugar ao baterista Otávio. Com essa formação, os Fevers passam a década de 1990 sem fazer muito sucesso. Em meados de 2000, Almir sai novamente da banda e quem assume o vocal principal agora é Luis Claudio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário